Atividade 2.2
Currículo e suas características
Claudinei Aparecido Lozano
Plano de aula
Área de conhecimento: Português, História, Artes
Tema: Resgatando Contos Populares.
Objetivos: - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos populares e suas especificidades.
-Conhecer a cultura brasileira.
Justificativa: Este trabalho será desenvolvido a fim de resgatar contos populares que outrora estão sendo esquecidos e que fazem parte da cultura popular passadas de geração para geração.
Estratégias e recursos: O presente trabalho será desenvolvido com alunos do 5º ano onde teremos como recursos a sala de informática, acervos literários bem como pesquisas com pessoas mais velhas da família ou vizinhos.
Este trabalho será interdisciplinar uma vez que abrangera o registro dessa pesquisa (Português), região onde o conto se destaca mais (Historia) e por fim produções de livrinhos a partir de desenhos (Artes).
1º momento - Iniciarei a aula conversando com os alunos sobre os contos populares:
É impossível precisar quando surgiu o primeiro conto popular. Os registros escritos mais antigos datam de cerca de 3200 a. C. Mas muito antes disso, o homem já contava histórias.
Acredita-se que, no começo, o homem falava de seus acontecimentos cotidianos. Ao mesmo tempo, observava os fenômenos naturais, o ambiente em que vivia e perguntava-se sobre suas origens e seu papel no universo. Criava suas próprias respostas, muitas vezes recorrendo à imaginação para explicar aquilo que sua razão não podia compreender. Suas interpretações, então, adquiriam voz em forma de narrativas. E o homem contava suas histórias para os outros homens, que as ouviam e reinterpretavam, muitas vezes adaptando-as à sua realidade, transformando-as. E as contavam a outros homens. O ciclo se repetia e as histórias espalhavam-se por toda a parte.
Fruto da oralidade e do espírito inventivo. Criado, narrado e ouvido pelo povo. Transmitido de gerações a gerações. O conto popular é testemunha de usos, costumes, idéias, práticas, saberes, decisões e julgamentos. Carrega em si informações históricas, antropológicas, sociológicas, lingüísticas e psicológicas, despertando o interesse de todas as ciências humanas.
Porém, mais do que somente objeto de estudo, as histórias populares encantam, divertem, fazem sonhar, pensar, refletir. Aguçam a imaginação, trazem recordações, despertam a curiosidade e motivam a criação. São vivas.
Após a discussão, o professor pode pedir que os alunos contem algum conto popular de que se lembrem. (É interessante que o professor também pesquise com antecedência e possa contar em sala, para seus alunos, algum conto popular que circule oralmente em sua cidade ou região) .
2º momento – Levar os alunos ao laboratório para pesquisa com suas anotações.
3º momento - Pedir que os alunos pesquisem com seus familiares ou vizinhos contos populares que fazem parte da cultura de sua região. Após a pesquisa, em uma outra aula, pedir que contem para os colegas as narrativas que
4º momento - Após a narrativa oral dos contos, pedir aos alunos para escreverem o texto.
5º momento - Organizar um pequeno livro contendo a versão final dos contos trazidos pelos alunos. Pedir que cada um ilustre seu conto, para compor o livro.
Avaliação -
Nenhum comentário:
Postar um comentário